BLACK FRIDAY: RESUMOS DE ODONTOLOGIA

Como acabar com a cárie em casa: entenda se é possível

Picture of Marvin Guedes

Marvin Guedes

Escrito e revisado por Marvin L. Guedes — Estudante de Odontologia no 8º Sem.

A cárie dental é um problema recorrente na vida de muita gente, e isso traz alguns questionamentos, será se da de acabar com a cárie em casa sem a ajuda de um dentista? Infelizmente, a verdade é que, se o seu dente já está com cárie, não tem jeito, só um dentista pode resolver.

Mas se acalme! Que há um porém, existem alguns métodos que ajudam a prevenir o aparecimento da cárie. E aqui nesse artigo, vamos ver algumas dessas formas e falar sobre algumas soluções caseiras muito usadas pelos brasileiros.

Sumário

Prevenção da cárie em casa

Escovação

Eu sei que é clichê e as pessoas estão cansadas de ouvir isso, mas escovar os dentes de forma adequada é a maneira mais simples e eficaz para prevenir a cárie. É importante escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, durante dois minutos, com uma escova de cerdas macias e um creme dental com flúor. Para ser realmente eficaz, a escovação tem que ser feita em todos os dentes e cobrindo todas as suas partes, incluindo a parte de trás do dente, que é o local que mais tende a ser negligenciado.

Alimentação

É um tema as vezes controverso, mas um fato é: uma boa alimentação e estado nutricional, junto com uma escovação bem feita, é a melhor forma de evitar o aparecimento de cáries no dente. Pensando nisso, o melhor é evitar os alimentos que são ricos em carboidratos como o amido e a sacarose, pois eles estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da cárie no dente.

Hoje em dia está muito mais difícil de ter uma alimentação realmente saudável, afinal, a maioria dos produtos que consumimos são industrializados e cheio de carboidratos e gorduras. Apesar disso, algumas frutas e alimentos possuem um lugarzinho especial quando falamos de manter uma saúde bucal adequada. Um exemplo deles são as frutas que ajudam a fazer a limpeza da boca, como a cenoura, laranja, pera e maça, que durante a mastigação e digestão ajudam a tirar os resíduos de outros alimentos. Já as frutas cítricas, como laranjas e kiwis, têm muita vitamina C, que ajuda a fortalecer as gengivas e os tecidos que seguram os dentes, que é o periodonto.

Outro tipo de alimentos que também são ótimos para a saúde bucal são as frutas vermelhas. Morangos e amoras têm antioxidantes que ajudam a prevenir a inflamação das gengivas, além de terem uma boa dose de vitamina C. Mas a lista de frutas não acaba aí. O consumo de abacate e a banana também são ótimos para a saúde bucal, o abacate tem potássio, vitaminas C e E, que ajudam a manter os dentes e gengiva saudáveis. E a banana, que além do boato infundado de que sua casca pode clarear o dente, também possui uma boa dose de potássio, magnésio e manganês, que ajudam a manter um dente mais saudável.

Lembre-se que, mesmo que todas essas frutas apresentem vantagens para a saúde bucal e a nutrição em geral, ainda continua sendo importante que seja feito a escovação após o consumo delas. Afinal, a prevenção é o melhor tratamento.

É realmente possível acabar com a cárie em casa?

Não, não é possível acabar com a cárie profunda em casa sem a ajuda de um dentista, visto que a cárie representa a destruição dos tecidos que compõem o dente, como o esmalte e a dentina.

O Brasil possui a fama de ter soluções caseiras para tudo, e isso algumas vezes funciona, enquanto em outras acaba por trazer mais malefícios do que benefícios. Um exemplo disso são as soluções caseiras feitas com bicarbonato de sódio, limão e óleo de coco, que por algum motivo começaram a se espalhar como a cura da cárie.

Essas soluções caseiras podem parecer boas, mas não têm comprovação científica nenhuma, além de que, como foi dito anteriormente, podem causar mais malefícios. O bicarbonato de sódio, por exemplo, é extremamente abrasivo e pode prejudicar o esmalte dos dentes, deixando eles mais sensíveis e suscetíveis à cárie.

O limão também é muito usado em soluções caseiras, onde se é feito uma limonada que promete fazer a cárie sumir. Infelizmente, devido ao limão ser uma fruta extremamente ácida, ele acaba por diminuir o pH da boca, contribuindo para a desmineralização e erosão do dente, o que novamente faz com que a cárie e o biofilme se desenvolva mais rapidamente.

Resumindo, mesmo que pareça legal a ideia de resolver a cárie em casa, é importante lembrar que essas soluções não têm comprovação científica e podem até ser piores para a sua saúde bucal. Logo, o melhor a se fazer quando você percebe que o seu dente está com alguma cárie é ir imediatamente a um posto de saúde mais próximo que presta o serviço odontológico. Afinal, se a cárie ficar muito tempo no dente, ela vai se aprofundando até chegar na polpa, e nesse momento só se resta duas opções: ou faz canal, ou extrai.

Conclusão

A cárie dentária é um problema que só o dentista pode resolver. Mas dá para prevenir ela de maneiras bastante simples, como escovar da maneira correta e ter uma alimentação saudável. E depois de tudo o que foi dito, é evidente que testar uma solução caseira sem comprovação nenhuma acaba por piorar mais do que ajudar a situação, então tome cuidado!

Sumário

Como revisamos esse artigo:

Todos os conteúdos da Saúdeverso são baseados em artigos e fontes confiáveis. Caso queira saber mais sobre o nosso processo de criação de conteúdo odontológico, visite a nossa página de integridade de conteúdo.

Que tal um Resumo Completo dessa Especialidade?

A Saúdeverso separou para você um pacote completo de resumos de odontologia, com passo a passos, insights e questões respondidas.